Abalando por Aí…

“Eu disse aos meus amigos que se eu for ficar faminto, precisa ser em um lugar onde a comida é boa” (Virgil Thomson, compositor, em Life in Paris as a Young man).

CIMG1746Como havia dito no final da postagem da semana passada (clique AQUI), Paris merece e tem sempre mais…

Seja bem vindo à cidade que carrega o status de ser a capital culinária do mundo. Paris possui uma enorme quantidade de restaurantes e cafés, templos da gastronomia que incluem:  o Alain Ducasse, L’Astor, Taillevent, Pierre Gagnaire, JacquesCagna, entre outros.

Há uma série de opções disponíveis, que vão desde os restaurantes mais simples, que oferecem pratos de todas as províncias da França como restaurantes internacionais do Marrocos, Argélia, Grécia… Por lá também se encontram restaurantes de comidas internacionais exóticas, o que reflete o gosto local por comidas de outras culturas, ou seja, a sua refeição memorável em Paris pode acabar sendo tudo menos, francesa!!!!

IMG_0850Além dos restaurantes estrelados, Paris oferece cafés, bares, brasseries, pâtisseries, boulangeries e até mesmos os quiosques de crepes e baguetes espalhados por toda a cidade. Atualmente, os grandes chefs estão diversificando e abrindo estabelecimentos menos pomposos, entretanto modernos, mas sem tantas “complicações”. Lembre-se que RESERVAR, SEMPRE!!!  E, muita atenção ao DRESS CODE, os restaurantes três-estrelas, de primeira classe e de luxo ainda exigem, entretanto mudou um pouco e o que era “obrigatório” para o homem, mesmo que no bistrô do bairro, o terno e gravata e as mulheres com belos vestidos, hoje, está mais descontraído, mas isso não quer dizer que pode-se usar um jeans sujo ou gym wear. Os parisienses ainda valorizam o código de vestimenta, o estilo, mesmo que informalmente.

IMG_0193 Na cidade luz, a maioria dos restaurantes servem o almoço entre às 12h e às 14h30m e o jantar das 19h às 22h. A cozinha francesa chega à perfeição quando acompanhada por um vinho, o rótulo geral em garrafas de vinho nacional é conhecido como AOC (Appellation d’Origine Contrôllè). Às vezes, uma taxa de serviço é somada à sua conta – variando de 12% a 15%. Caso contrário, verifique se há escrito SERVICE NON COMPRIS, que quer dizer que a taxa não foi inclusa, e eles esperam que você deixe uma gorjeta.

Os preços de Paris parecem extravagantes aos turistas, principalmente para aqueles que não moram em grandes cidades, contudo houve um aumento dos restaurantes informais, com preços moderados. Mesmo não estando tãooo na moda, como outrora, os baby bistrôs, ainda são apreciados. São franquias dos restaurantes de luxo, com preços razoáveis, onde você pode degustar pratos dos grandes chefs franceses.

CIMG1387

Bem, vamos às dicas, pois na França comer bem é uma parte essencial de uma cultura que celebra as coisas mais finas da vida. Os deleites gustatórios por aqui não é brincadeira, é uma arte, que foi finamente aprimorada com o passar dos tempos.

 PADARIAS (Boulangeries): Estão por todo o lado, o pão é básico na França, o seu olfato lhe dirá qual delas É A BOA !!!

  • ERIC KAYSER – Padeiro jovem, com uma rede de 11 padarias espalhadas pela cidade, a atração principal é o pão, servido de todos os modelos, formas e temperos, oferece bolos tão bons quanto e em alguns estabelecimentos servem refeições leves. As duas originais ficam na rue Monge, (8 rue Monge, 5 arrond e na 14 rue Monge, 5 arrond).
  •  AUX DÉSIS DE MANON – Não é famoso, mas possui uma seleção fantástica de pães e sanduiches, um lugar maravilhoso para comprar itens para fazer um piquenique na Place des Vosgues. (129, rue St-Antoine, 4. Arrond).
  • JEAN MILLET – Os bolos e os chocolates são tão bons que até filial em Tóquio eles abriram. Existem na loja algumas mesas onde você poderá se satisfazer. (103 rue Saint Dominique, 7. Arrond)

CAFÉS PARA VER E SER VISTO:

  • LA FOUMI – Em Montmartre, próximo a Place Pigalle, passou por uma reforma recentemente, frequentado por burgueses boêmios e pessoas “bacanas”, legal para observar a clientela e vista através dos janelões. (74 rue des Martyrs, 18. Arrend) – Metrô: Abbesses ou Pigalle.
  •  LA PALETTE – Frequentado por pessoas ligadas ao mundo da arte, donos de galerias, vem aqui para conversar nesse café de bairro, com o tempo bom, as mesas ocupam toda a esquina principalmente nas noites de verão. (43 rue de Seine, 6. Arrend) – Metrô: Mabillon.
  • CAFÉ DE LA MAIRIE – Fashion victimis, aposentados, escritores, estudantes são os frequentadores deste café que é bem frequentado, bem eclético. Suas mesas são disputadas, talvez você tenha que esperar para conseguir uma. Na parte interna, a decoração é inspirada nos anos 70. (8 place St-Suplice, 6. Arrend) – Metrô: Mabillon ou St-Suplice.
  • CAFÉ MARLY – Nada como tomar uma espresso, na ala Richelieu, observando a pirâmide de vidro do Louvre, frequentado por “clientes glamorosos” não tenha pressa. Obrigação é ficar na varanda!!!! (93 rue de Rivoli, 1. Arrend) Metrô: Palais Royale – Musée du Louvre.
  • CAFÉ DE L’HOMME – Tomar um coquetel ou um espresso com uma das melhores vistas da Torre Eiffel, não tem preço! O atendimento é “seletivo”, não é dos mais simpáticos, mas vale a visita!!!!! (Palais de Chaillot, 17 place du Trocadero, 16. Arrend) –  Metrô: Trocadero.

RESTAURANTES: OS IMPERDÍVEIS

  • MAISON DE LA TRUFFE – É o destino para os apreciadores desta iguaria, onde o Chef Loic Paquaux as transforma em experiências fantásticas. Presente em 02 endereços que contam com boutique gourmet. (19, place de la Madeline, 8. Arrend – +33 1 42 65 53 22 e 14, rue Marbeuf, 8. Arrend – +33 1 53 57 41 00 –

www.maison-de-la-truffe.fr )

  • LA STRESSA – Restaurante Italiano, familiar, super VIP, o vermelho predomina a decoração, preços bemmm francês. Não se pode deixar de degustar de entrada a pizzeta e os antepastos regados a azeites toscanos. SUPER NECESSÁRIO FAZER RESERVA, ABRE APENAS ALGUNS DIAS DA SEMANA. (7, rue Chambiges, 8.Arrend  +33 1 47 23 51 62 – www.lestressa.com)
  • LA SOCIÉTÉ – Cool, contemporâneo, aberto do café ao jantar, é o restaurante do momento, dos empresários do Coste. Vale pedir o Mandarina Crispy duck. (4, place Saint Germain, 6. Arrend  +33 1 53 60 60 – www.restaurantlasociete.com)
  • LE MATHIS – Para sentir-se parte dos insiders, insista para conseguir uma reserva neste bar-restaurante, vale a pena. É pequeno, seleto e concorrido, um dos endereços mais exclusivos da Europa, além de tudo, a comida é excelente! (3, rue de Ponthieu, 8. Arrend +33 1 42 25 73 01)
  • 39 V – Decoração moderna, frequentado por jovens, bonitos e um menu elaborado por Alain Ducasse. (39, George V, 8.Arrend – 01 52 62 39 05 – www.le39v.com)
  • ALLARD – Local pequeno e super disputado, menu clássico de bistrô, com serviço de primeira e pratos bem elaborados. (41, rue St André des Arts, 6. Arrend – 01 43 26 48 23)
  • LE BISTROT DU SOMMELIER – Restaurante do melhor sommelier da França, Philippe Faure Brac (97, Boulevard Haussman, 8. Arrend – 01 42 65 24 85 – www.bistrodusommelier.com )

OUTRAS DICAS QUE VALEM A PENA PARA ABALAR:

CIMG1397

CURSOS DE COZINHA: Académie Des Cinq Sens (www.academiecinqsens.com); L’Atelier des Chefs (www.atelierdeschefs.com); Le Cordon Bleu (www.lcbparis.com); Cuisine Attitude (www.cuisineattitude.com); École de Cuisine Alain Ducasse (www.ecolecuisine-alainducasse.com); Ferreandi-L’École Française de Gastronomie (www.ferrandi-paris.fr).

MARIE-ANNE CANTIN FROMAGERIE: Oferece mini-cursos sobre a arte de server queijos. Fromagerie de grande tradição. (www.cantin.fr)

MAILLE: Loja específica de mostarda de Dijon e vinagres (www.maille.com)

MAISON DUBERNET: Especializada em foie gras, confit, rillettes et patês (www.maisondubernet.surinternet.com)

DAMMANN FRÉRES – Boutique de chás (www.dammann.fr)

FAUCHON – Tudo do mundo inteiro – geleias, doces, patês…com espaço para degustação (www.fauchon.com)

LA MAISON DU MIEL- Loja com mais de 40 tipos de mel (www.maisondumiel.com)

GÉRARD MULOT – É aqui que você encontrará a melhor torta de morango do mundo! (www.gerard-mulot.com)

LAGUIOLE – As melhores facas do mundo (www.laguiole.com)

ANDAR TODA A  RUE DU PARADIS, no 10 Arrend, você encontrará tudo para sua mesa: Cristais Lalique, Daum, Baccarat com descontos e sem falar em Christofle, Wedwood, Rosenthal

A RUE MONTMARTE tem VÁRIAS lojas especializadas em artigos para COZINHA: A.SIMON; LA BOVIDA (www.labovida.com); CORDON BLEU BOUTIQUE (www.lcbparis.com); G.DETOU – Especialista em materiais para fabricação de chocolates, bombons, balas e pâtisseries (www.gdetou.com); GENEVIÈVE LETHU (www.genevievelethu.fr); KITCHEN BAZAAR (www.kitchenbazaar.fr)

BON APETIT,

Taciana Leitão…

azinho

Deixe um comentário