Abalando por Aí… Paris…

Paris dos parques, dos cheiros, dos gostos, dos sabores, da cultura, da moda, dos mistérios, da história, dos amores…

foto

Melhor do que vir para Paris a primeira vez é voltar para Paris pela segunda, terceira, outras tantas vezes, é uma cidade que sempre tem algo a mais para apresentar… Paris é um destino de sonho, para desfrutá-la há leituras turísticas em abundância, mapas em vários idiomas e fáceis de achar em qualquer aeroporto mundo a fora… A cidade está entre as mais visitadas do mundo então, programe-se, faça a sua reserva para hospedagem com muita antecedência.

CIMG1332

A cidade é dividida em “arrondissements”, “bairros” espalhados na forma de um caracol e numerados de 1 a 20. Esses números são muito mais do que um simples endereço, ele marca um estilo de vida.

Paris, por si só já se apresenta, é uma atração irresistível, cheia de luzes brilhantes, clima romântico e com uma culinária espetacular!  Ao invés de elaborar uma lista enorme com tudo o que se tem para ver e fazer na Capital Francesa irei direto ao ponto, destacando algumas dicas para que você possa desbravar a Cidade Luz, de acordo com o seu interesse pessoal, tempo, orçamento…darei o caminho, você escolhe a direção, pois PARIS É INESGOTÁVEL…

CIMG1382

IMG_0875O melhor de Paris é em torno do Rio Sena. Das pontes de Sully e de Bir-Hakeim é uma das mais belas paisagens. Os monumentos mais famosos de Paris se encontram no centro e nas margens do Sena. Na Ilha de la Cité, encontramos emblemáticos monumentos antigos. A catedral de Notre-Dame, construída a partir do século XII, restaurada no século XIX é simbolicamente o ponto zero de Paris.

CIMG1334

Todo dia é dia de ir para Paris, mas é na primavera que a cidade fica ainda mais bela, de abril à junho que a temperatura fica amena, as árvores cheias de folhas, os jardins floridos…Imperdível é Passear pelo Jardin de Tuileries, sentar no gramado, admirar a pirâmide em frente ao Louvre, andar às margens do Sena, contemplar a Torre Eiffel…

Vamos ao que interessa…

O que comprar e usar em Paris… Suéter de cashmere fininho da Zadig & Voltaire, bolsa de lona com paetês da Vanessa Bruno, as bolsas clássicas do Gérard Darel, as sapatilhas da Repetto, as bolsas coloridas e dobráveis da Longchamp, as t-shirts da Petit Bateau e o clássico bicolor da Chanel é sem dúvida um must-have de qualquer armário…

foto-1

A elegância da cidade é também graças à moda: Givenchy, Dior, Jean-Louis Scherrer, LV, Emanuel Ungaro, Hermès, Chanel, Yves Saint Laurent, André Courrèges, Élie Saab e Pierre Cardin, além de Flagships de marcas internacionais como Balenciaga, Azzedine Alaia, Balmain, Burberry, Bottega Veneta, Cacharel, Céline, Carven, Chloé, Disne Von Furstenberg, Dolce & Gabbana, Dries Van Noten, Fendi, Goyard, Gucci, Jil Sander, Hervé Léger, Lanvin, Longchamp, Miumiu, Missioni, Pucci, Prada, Sonia Rykiel, Roberto Cavalli, Stella Mccartney, Valentino são algumas grifes que também são encontradas nos endereços do 8º distrito, avenida Montaigne e na rua du Faubourg Saint-Honoré. A cidade ocupa um lugar de destaque também em jóias, concentradas na praça Vendôme e na rua de la Paix. Quando estiver na Montaigne, não deixar de ir ao L’Avenue, um restaurante bacanérrimo, com uma varanda legal, frequentado por celebridades e modelos mundialmente conhecidas.

Em Paris, os grandes magazines se destacam, pois se enquadram no conceito a BHV (www.bhv.fr) não tem muito “glamour”, mas encontrará tudo o que as outras lojas de departamento oferecem. O subsolo, com artigos para casa, merece destaque. No LE BON MARCHÉ (www.bonmarche.fr) você pega tudo e paga no final, legal para passar uma tarde de compras; Já no FRANCK ET FILS, pode-se dizer que é uma versão “mini” do Bon Marché, com destaque para área de acessórios (www.francketfils.fr); A famosa GALERIES LAFAYETTE não

poderia ficar de fora, dispensa apresentação, tem de tudo e ainda a sua cúpula que atrai turistas do mundo inteiro (www.galerieslafayette.com); H&M, rede de lojas escandinava, presente em 02 endereços em Paris, com uma moda alegre e acessível voltada para o público jovem (www.hm.com);  Ahhhh…o MONOPRIX, todos os dias eu arranjava o que comprar por lá, mistura de supermercado com loja de departamento, a seção de artigos de banho é muitooo boa, foi lá que encontrei os maravilhosos demaquilantes da BIODERMA, existem vários espalhados por Paris (www.monoprix.fr). PRINTEMPS, moderna, oferece as marcas clássicas e famosas (www.printemps.com).

Colete (www.colete.fr), Maria Luisa (www.marialuisaparis.com), A Toutes Les Filles (www.atouteslesfilles.fr), Montaigne Market (www.montaigne-market.com), LE66 (www.le66.fr)  são lojas e vitrines que valem uma visita. Para fazer boas compras, a Assouline (www.assouline.com), vende livros para decorar a casa, velas, enfeires e jogos de tabuleiro; Aesop (www.aesop.com.au) é uma loja de produtos de beleza australiano produzidos com ingredientes naturais. A decoração da loja é top!!! Já o “must have” é ter uma essência da JAR PARFUMS (www.jar-parfums.fr), um luxo exibir a sacolinha marrom discretíssima pelas ruas de Paris.

Sempre tem algum agito na cidade, pode ser uma festa de bairro ou um grande evento. Você vai perceber que essa é uma das cidades mais alegres e animadas do mundo. Praticamente todos os meses ocorrem eventos de fama internacional: JANEIRO E FEVEREIRO: Grande Parade de Paris (www.parisparede.com); Missa Comemorativa de Louis XVI (www.monuments-nationaux.fr); Fashion Week (www.pretparis.com); Ano Novo Chinês (www.paris.fr); Salon Imternacional de L’ Agriculture (www.salon-agriculture.com) MARÇO-MAIO: Banlieues Bleues; Salon du Livre (www.salondulivreparis.com); Maratona de Paris (www.parismarathon.com); Noite dos Museus (www.nuitdesmusees.culture.fr); Roland Garros (www.rolandgarros.com); JUNHO: Designers Days (www.designersdays.com); Fête de La Musique (www.fetedelamusique.culture.fr); JULHO: Fête Nationale (www.paris.fr); Chegada do Tour de France (www.letour.fr); SETEMBRO: Jornées de Patrimone (www.journeedupatrimone.culture.fr); Fashion Week (www.whosnext.com); OUTUBRO: Nuit Blanche (www.paris.fr); Fête des Vendanges de Montmartre; DEZEMBRO: Réveillon (www.paris.fr).

LEMBRE-SE: Um bom concierge saberá dar a dica certeira, é preciso ter o look certo. Para noitada, no lugar onde todo mundo quer estar é o CLUB SILENCIO (www.silencio-club.com),  só após a meia noite que os “não membros” podem tentar entrar. O Costes (www.hotelcostes.com) é onde está o crème de la crème parisiense, reserve ou chegue cedo, mas lembre-se que glamour e bons drinks têm seu preço. L’Arc (www.larc-paris.com) abre para o almoço, mas é a noite que “bomba” e se transforma em point do 16ème. Já no BC – Black Calvados (www.blackcalvados) fantástica decoração preta e alumínio, é por lá que se encontram os abastados da cidade e do mundo, tem que ter reserva para jantar e vai ficando para curtir os embalos da noite. E, com a volta do Le Montana, que fica no 6ème, falta espaço para tanta gente que quer entrar, a triagem é ferrenha, só entra quem tem “Style”.

PicCollage

Paris terá outra vez, por que para continuar ABALANDO POR AÍ, é preciso viver mais do que 365 dias pela cidade luz. Paris merece continuação…

Au Revoir…

Bisous

azinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s