Abalando por aí… Para não perder a Viagem…

DICA DA SEMANA:  Para não perder a VIAGEM

foto-1

Sonhar é a melhor maneira de dar o “start” na viagem…

Bem, Ano novo, verão, férias, carnaval e estamos nós, de volta para continuarmos “Abalando por Aí”. Esse ano será repleto de novas oportunidades, novos lugares, novos planos, novos sonhos…

E, para começar, para que você não perca a sua viagem: Planeje e pesquise bastante sobre o destino, roteiros, hábitos e cultura do local escolhido. Afinal, planejar e pesquisar minimizam todos os riscos otimizando, também, tempo e dinheiro.

foto-2

Então vamos lá, por onde começar…

1)     Escolha o destino – a escolha deverá ser baseada em tempo e recurso disponível. Se for em família, todos deverão estar de acordo. Nunca deixe o destino dos sonhos po outro qualquer.

2)     Veja a data – Quanto maior a antecedência e flexibilidade a tendência é obter melhores preços.

3)     O roteiro – Monte o roteiro ideal, evitando ziguezagues. Verifique os eventos e festivais que ocorrem no local, se houver escala, veja junto a companhia aérea a possibilidade de fazer um “stop” e pagar apenas outra taxa de embarque. Monte o seu roteiro ideal, para depois adequá-lo ao seu orçamento.

4)     O Orçamento – O legal é viajar com os seguros de viagens e as partes aéreas e terrestre todas pagas, ficando apenas os custos de alimentação e extras (entradas de shows, museus, eventos, tickets de metrô, táxis, compras…) para serem pagos durante a “trip” e para pós-viagem apenas os gastos com o cartão de crédito, se houver. Fazendo isso, você já poderá programar-se para a próxima viagem… hehehehehhe…

5)     Documentos – Após a escolha do destino e seus roteiros, verificar a necessidade de passaporte, vistos e vacinas. Caso não tenha passaporte ou precisa renová-lo, verifica o passo-a-passo no site da Polícia Federal: www.dpf.gov.br .Países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Colômbia e Bolívia você poderá utilizar o RG para entrar e sair do país, desde que esteja em bom estado de conservação e ter sido emitido há, no máximo, 10 anos. Carteira de habilitação nem carteira profissional serão aceitas. Nos países da América do Sul, entrando com o RG, o formulário da imigração será carimbado e você ficará com uma parte, que deverá ser bem guardada e apresentada na saída do país. Havendo perda, é uma burocracia diplomática, pegará uma fila e pagará uma multa.

Se, para viajar terá que ter visto, as coisas deverão ser agendadas pós visto em mãos… A sugestão da ABAV, por exemplo, para uma viagem aos Estados Unidos, é que a pessoa programe o embarque para 03 meses após a entrada no pedido de visto e que não faça nenhum desembolso antes disso, para minimizar qualquer dor de cabeça, se por acaso, o visto venha ser negado. Verifique as documentações: www.visto-eua.com.br e o www.embaixada-americana.org.br .

Para verificar se o país que você vai visitar exige visto de entrada, o site mais confiável é o www.iatatravelcentre.com (ele é todo em inglês), em português, dá uma olhada no www.vistos.com.br .

Uma informação muito importante, para você não perder a sua viagem… Quem tem carimbo de entrada em Israel no passaporte não pode entrar na maioria dos países árabes, exceto Egito e Jordânia. Alguns oficiais na imigração estão acostumados e não carimbam o passaporte e sim, uma folha avulsa. VISTO DE TRÂNSITO…Países como EUA e Austrália exigem o visto de trânsito mesmo que você só faça uma conexão internacional.

O seguro de viagens é sempre recomendado, mesmo que a viagem seja interna, dentro do Brasil. Nos EUA, é importante, pois hospital por lá é muito caro. Na Europa é exigência para entrada!!!!!

As vacinas, o cartão da vacinação ou o Certificado Internacional de Vacinas e Pofilaxia  (CIVP) poderá ser solicitado na hora da solicitação do visto ou no check-in. Vale dar uma olhada no site da Anvisa : www.anvisa.gov.br e no www.iatatravelcentre.com para obter todas as informações.

6)     Outros itens – Estando com toda a parte “burocrática” resolvida, chegou a hora de fazer o câmbio, liberar o telefone celular (eu sempre desbloqueio para ligações para emergência, mas desativo o roaming de dados, uso sempre o wi-fi dos bares e restaurantes, para atualizar as fotos e checa e-mails), liberar o cartão de crédito para uso no exterior, arrumar a mala lembrando que há normas internacionais para transporte de líquido, sprays, medicamentos e objetos cortantes na bagagem de mão como também, não deixe de checar junto a cia aérea o limite  de volumes permitido para o seu destino, pois ninguém merece pagar excesso já na ida, é caro!!!  Deixe todos os dados da viagem com seus parentes, tirar fotocópia da sua documentação para levar com você e pegar os telefones da embaixada e consulado brasileiro das cidades por onde você passar, caso haja necessidade de algum suporte. Não esqueça  de  verificar a previsão do tempo no dia da sua chegada ao destino inicial.

7)     Eiii..sempre há uma lista de Itens indispensáveis para qualquer destino:

  • Adaptador universal para tomadas
  • Carregador de Celular
  • Farmácia básica: algodão, protetor labial, protetor solar, curativos, antitérmicos, antigripal, antidiarreico, contra enjoos, cotonete, antisséptico, preservativos e analgésicos.
  • Cadeado para as malas – Para os EUA, não é qualquer cadeado que pode lacrar sua mala na imigração, tem que ser aprovado pela TSA (Transpot Security Administration) são aqueles cadeados com código numérico que há uma chave mestra, caso eles achem que deve abrir sua bagagem para conferência de rotina.

Agora é curtir essa expectativa da chegada do dia do embarque para você começar a Abalar por Aí... Na volta, não esquece de contar como foi….

foto-3 Um beijo…

azinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s