Tirando as manchas da sua roupa em casa…

Depois de passar vinte dias no litoral norte, com muuuuuitos dias de chuva…não teve jeito…fui parar no tanque parar tirar as várias manchas de lama da roupa do meu filho, o que me inspirou fazer este post sobre como tirar as manchas das roupas…éééé… não é só de glamour que a gente vive…

Primeiro vamos entender todas as etiquetas de composição.Sabe aquelas que vêm dentro da roupa, com a indicação de como devem ser lavadas, passadas, AND , com informações do fornecedor, importador da roupa, como CNPJ…Essas etiquetas são uma exigidas por lei, e no caso de você proceder conforme a etiqueta, e mesmo assim a roupa encolhe, mancha, etc; é uma forma de ser ressarcido.

Anotem…

Então vamos lá…

Manchas de suor…

São duas formas: coloque a roupa de molho em água morna e vinagre. Deixe agir e depois lave como de costume. A outra opção é colocar uma mistura de água com bicarbonato de sódio sobre a mancha, deixar agir por alguns minutos, e depois lavar normalmente.

Manchas de batom…

Esfregue álcool 90º sobre a mancha de batom. Não esfregue, deixe agir por dez minutos e depois, sim lave a roupa normalmente. O detergente funciona também nesses casos. Esse procedimento serve para as manchas de maquiagem em geral.

Manchas de vinho tinto…

São várias as opções que pesquisei e que me indicaram para retirar manchas de vinho tinto. Logo em que o vinho cair na roupa, coloque um papel toalha ou pedaço de pano qualquer entre a parte afetada e o outro lado da roupa, para que a mancha não se alastre para a outra parte. Se você estiver em em casa, uma solução urgente é colocar água fervendo imediatamente sobre a mnacha.

Agora vamos tirar a mancha com a ajuda de alguns outros itens.

Vinho branco: use-o com a mancha ainda molhada, ele irá fazer com que a impregnação do vinho tinto nas fibras do tecido afetado seja menor.

Sal: caso não possua vinho branco ao alcance, cubra a mancha (ainda molhada) com sal de cozinha, fazendo com que ela absorva parte da coloração do vinho tinto, facilitando, assim, a remoção da mancha no momento da lavagem. Você também pode esfregar uma toalha de papel no lugar junto com o sal.

Água oxigenada e sabão em pó: Pegue uma xícara de chá da água oxigenada e misture a uma colher de chá de sabão em pó. Depois, molhe uma esponja no líquido, apertando-a bem para que saia o excesso. Feito isso, esfregue delicadamente a esponja sobre o local afetado pela mancha de vinho tinto.

Vinagre: Deixe o local manchado por alguns minutos na água morna e depois coloque-o no vinagre. A mancha deve desaparecer.

Espuma de barbear: esfregue a mancha com a espuma de barbear…essa dica foi de uma grande amiga minha, também chamada Renata, e que com seu comentário me inspirou ainda mais para fazer este post…

Manchas de chiclete…

Passe gelo em cima da mancha e pelo lado do avesso…outra opção mais rápida é, colocar a roupa em um saco plástico e deixá-la no freezer…e “plim”, bye  manchinha.

Manchas de esmalte…

Para tirar essa mancha indesejável, coloque um pouco de acetona pelo lado avesso do tecido…infalível.

Manchas de lama e barro…

Passe sabão em pedra sobre a mancha e deixe de molho…no dia seguinte esfregue e lave a roupa como de costume…foi o que mais fiz nesses vinte dias no litoral.

Manchas amareladas causadas pelo tempo e pela falta de uso…

Cada tecido pede um tratamento…

Vamos lá…

Algodão e Linho:

Deixar de molho em água suficiente para cobrir a roupa, acrescente para cada 5 litros de água: meio copo de água sanitária, cinco colheres de sopa de açucar. Deixe de molho por 2 horas, esfregue levemente, enxágüe e lave normalmente com sabão de sua preferência!

Outra forma de tirar essas manchas amareladas desse tipo de tecido é ferver por meia hora, em balde de alumínio, com uma colher de sopa de sal e uma colher de bicarbonato de sódio. Depois lave como de costume…receita da carochinha, mas infalível…

 Seda:

Deixe de molho no leite integral  24 horas. Retire o leite e exague bem. Lave com sabão líquido para roupas delicadas. Dica importante…seque à sombra.

Nylon:

Lave com sabão líquido para tecidos delicados, enxágüe bem e, na última água, misture em um balde cheio de água uma colher de chá de fermento em pó. Esprema e seque à sombra.

Dica: Para evitar manchas amareladas pelo tempo,  guarde as roupas claras em lugar de pouca luz ou, de preferência, na escuridão absoluta.

Manchas de caneta…

Deixe de molho no leite, de preferência morno. Deixe agir, depois lave como o de costume.

Lembrem-se, nunca molhem a roupa antes de verificar que tipo de mancha é…uma vez molhada a roupa, pode se tornar impossível a remoção da infeliz da mancha!!!

Gostaram?  Qualquer dúvida me escrevam

Beijoooossss

·

12 thoughts on “Tirando as manchas da sua roupa em casa…

  1. Rê,
    tenho uma dica para manchas de graxa.
    Passe creme de barbear (qualquer um desde que seja branco) sobre a mancha dos dois lados do tecido seco (direito e avesso), não esfregue apenas aplique uma camada generosa e espalhe com o dedo, deixe agir por uma noite inteira e no dia seguinte, lave como o de costume.
    Essa receita já me salvou muitas roupas e dos mais variados tipos de tecidos, mesmo os coloridos e delicados.
    Estou com saudades dos nossos cafés.
    Beijocas, Cris.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s